Um blog criado para você encontrar tudo que desejar no que diz respeito às notícias da indústria de cerâmica catarinense.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Cerâmica vermelha busca competitividade
A competitividade do setor cerâmico foi tema de encontro entre a Federação das Indústrias (FIESC) e o Sindicato de Indústrias Cerâmicas para Construção do Vale do Itajaí, Norte e Planalto Catarinense (Sindicer), realizado na segunda-feira (4), em Timbó.
"As questões apresentadas pelo Sindicer estão diretamente ligadas à competitividade da indústria, que é a pauta da FIESC", disse o presidente da Federação, Glauco José Côrte. O presidente do Sindicer, Cláudio Kurth e o diretor do sindicato Sandro Tavares defenderam o associativismo como uma estratégia fundamental para o setor, que deve buscar a redução de custos, assegurar a qualidade dos produtos de todas as empresas e seguir nos esforços em curso na área ambiental, assegurando a sustentabilidade.
Côrte, que a pedido do sindicato falou também sobre sua trajetória empresarial, destacou a capacidade de adaptação como um fator importante. "Mudança e modismo são diferentes. Mudança é oportunidade e não ameaça. Mas tem que sair do chão de fábrica, ir ao exterior, buscar novas tecnologias e referências, além de saber o que a concorrência está fazendo. E não basta só planejar, precisa executar", defendeu.
Na reunião, que teve a presença de cerca de 60 participantes, as empresas Cerâmica Lorenzetti e Bela Vista Tijolos receberam o certificado de qualificação do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), iniciativa ligada ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP-H) que auxilia as empresas no cumprimento de normas regulamentadoras para os produtos do setor.
Os empresários também apresentaram os primeiros resultados do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que reúne 27 empresas de Timbó e região. Em andamento há dez meses, o Procompi estimula a cooperação entre as empresas, para debate e resolução dos problemas comuns. Além disso, trabalha questões relacionadas à inovação, meio ambiente, gestão empresarial, processo produtivo, mercado, design e tecnologias limpas.
O Sindicer solicitou ao Sistema FIESC a ampliação das iniciativas de apoio à competitividade das empresas filiadas, além de cursos e ensaios laboratoriais por meio do SENAI.
Ainda durante o encontro foram empossadas as novas diretorias da Associação da Cerâmica do Alto Vale do Itajaí (ACAV), que será presidida pelo empresário Doli Lorenzetti, e da Associação das Cerâmicas do Médio Vale do Itajaí e do Vale do Itapocu (Acermev), que terá à frente o industrial Alcino Klug.
Fonte e mais informações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário